Ir para conteúdo

InCI, I.P.

Tamanho de Texto
 
 
 
Assinar documentos por via electrónica  >>

ATENÇÃO: para poder assinar documentos por via electrónica o seu browser tem de suportar java. Pode instalar este software a partir daqui.
No seu computador deve ter disponível um certificado digital que lhe permita efectuar uma Assinatura Electrónica na Qualidade.

Instruções:

1 Depois de preencher a declaração correctamente, clique no botão "Assinar";


 
Figura 1 - Botões disponíveis

2 Em seguida irá surgir uma nova janela onde serão apresentados os certificados que estão disponíveis no seu computador para assinar a declaração; 



Figura 2 - Janela de selecção de certificado

3 Seleccionar o certificado que se pretende utilizar e clicar em "Assinar";
Nota: o certificado deve permitir uma Assinatura na Qualidade, identificado na respectiva coluna de "Assinatura na Qualidade"; Pode ser necessário repetir este passo;

 

Figura 3 - Selecção de uma assinatura válida

4 Depois de clicar em "Assinar", e dependendo do tipo de certificado em utilização, poderá surgir uma janela do software do certificado a solicitar o PIN da assinatura de qualidade seleccionada; Colocar o PIN e aguardar até o processo estar concluído.

5 Quando o processo estiver concluído a janela de "Processo de assinatura" mostrará a mensagem de "Documento assinado com sucesso" e a barra de processo ficará a 100%.


 
Figura 4 - Processo concluído

6 Para verificar se o documento foi assinado com sucesso, poderá fazer download do mesmo, clicando em "Download".

Nota: Caso o certificado não apareça na lista, confirmar que o certificado pretendido está correctamente instalado no computador e clicar em "Actualizar lista". Por exemplo, se estiver a usar o cartão de cidadão, este só aparecerá na lista quando o cartão estiver colocado no dispositivo USB do cartão de cidadão.