Ir para conteúdo

InCI, I.P.

Tamanho de Texto
 
 
 
Verificação da Assinatura nas Declarações utilizando o "Adobe Acrobat Reader"  >>

ATENÇÃO: Para validar a assinatura electrónica nas Declarações no formato PDF, siga as instruções utilizando o software Adobe Acrobat Reader (versão 7.0 ou superior);
Para visualizar e transferir os documentos em PDF, necessita de instalar Adobe Acrobat Reader.

Instruções:

1 Abra o documento e verifique no canto inferior direito da última página do documento a existência de um bloco respeitante à assinatura digital. Nesse bloco deve observar os dados do assinante do documento como o nome, data e hora, e local de assinatura. 


Figura 1 - Assinatura válida

2 Se o bloco de assinatura apresentar uma marca verde na diagonal, a assinatura é válida e foi autenticada de forma on-line junto da entidade certificadora responsável. 


3 Se o bloco apresentar uma cruz vermelha na diagonal a assinatura é inválida. Neste caso, deverá contactar a entidade junto da qual adquiriu o certificado de forma a proceder à sua verificação.


4 Se o bloco apresentar um ponto de interrogação em cor amarela, significa a assinatura é valida mas que não foi possível validar a entidade on-line junto da entidade certificadora responsável.

 
Figura 2 - Assinatura por validar

Neste caso poderá seguir os seguintes passos para validar totalmente a assinatura: 

a) Clicar no bloco da assinatura;

b) Na janela que aparece, clicar em "Propriedades de assinatura";


Figura 3 - Status da assinatura

c) Clicar depois em "Mostrar certificado";


Figura 4 - Propriedades da assinatura

d) Na janela do certificado, aceder ao separador "Confiança";


Figura 5 - Mostrar Certificado

e) No separador deve escolher-se, do lado esquerdo, a entidade emissora do certificado e clicar em "Adicionar às entidades confiáveis" e confirmar a acção, clicando em "OK";

f) Na nova janela confirmar que as opções de "Usar este certificado como uma raíz confiável" e "Documentos certificados" estão seleccionadas;


Figura 6 - Importar configurações

Clicar em "OK" e depois na janela de do certificado também. Por fim, na janela de "Propriedades da assinatura", clique em "Validar assinatura" e "Fechar".

Deverá neste momento observar que a assinatura já se encontra com a marca verde indicando que foi validada junto da entidade certificadora.