ATENÇÃO: Para validar a assinatura electrónica nas Declarações no formato PDF, siga as instruções utilizando o software Adobe Acrobat Reader (versão 7.0 ou superior);
Para visualizar e transferir os documentos em PDF, necessita de instalar Adobe Acrobat Reader.
Instruções:
1 Abra o documento e verifique no canto inferior direito da última página do documento a existência de um bloco respeitante à assinatura digital. Nesse bloco deve observar os dados do assinante do documento como o nome, data e hora, e local de assinatura.

Figura 1 - Assinatura válida
2 Se o bloco de assinatura apresentar uma marca verde na diagonal, a assinatura é válida e foi autenticada de forma on-line junto da entidade certificadora responsável.
3 Se o bloco apresentar uma cruz vermelha na diagonal a assinatura é inválida. Neste caso, deverá contactar a entidade junto da qual adquiriu o certificado de forma a proceder à sua verificação.
4 Se o bloco apresentar um ponto de interrogação em cor amarela, significa a assinatura é valida mas que não foi possível validar a entidade on-line junto da entidade certificadora responsável.

Figura 2 - Assinatura por validar
Neste caso poderá seguir os seguintes passos para validar totalmente a assinatura:
a) Clicar no bloco da assinatura;
b) Na janela que aparece, clicar em "Propriedades de assinatura";

Figura 3 - Status da assinatura
c) Clicar depois em "Mostrar certificado";

Figura 4 - Propriedades da assinatura
d) Na janela do certificado, aceder ao separador "Confiança";

Figura 5 - Mostrar Certificado
e) No separador deve escolher-se, do lado esquerdo, a entidade emissora do certificado e clicar em "Adicionar às entidades confiáveis" e confirmar a acção, clicando em "OK";
f) Na nova janela confirmar que as opções de "Usar este certificado como uma raíz confiável" e "Documentos certificados" estão seleccionadas;

Figura 6 - Importar configurações
Clicar em "OK" e depois na janela de do certificado também. Por fim, na janela de "Propriedades da assinatura", clique em "Validar assinatura" e "Fechar".
Deverá neste momento observar que a assinatura já se encontra com a marca verde indicando que foi validada junto da entidade certificadora.